Social Media Marketing

Fevereiro 24, 2014

O Social Media Marketing está diretamente ligado ao posicionamento da marca no ambiente on-line. É primordial um planejamento estratégico para o crescimento da presença e manutenção da marca nas mídias sociais – Twitter, Facebook, Google, Instagram, Linkedin, Pinterest, etc.

Nós da Agência 2MD Brasília acreditamos que Social Media Marketing não é uma ação isolada, mas um trabalho conjunto com a comunicação da sua empresa, tanto no ambiente on-line ou off-line. Como somos uma Agência 360º, oferecemos algo além do Social Media Marketing convencional; nosso planejamento está otimizado no engajamento e comunicação, ou seja, focamos em resultados duradouros e verdadeiros para sua empresa.

A seguir você entenderá:

Como funciona o marketing nas redes sociais
Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?
Como usar as redes sociais de forma mais eficiente
A importância de profissionais qualificados
Vantagens de se criar conteúdo relevante no ambiente on-line
Dicas importantes da Agência 2MD Brasília para gerenciamento de mídia social
 

Como funciona o marketing nas redes sociais

O mercado das mídias sociais no Brasil é tão grande, que grandes empresas estão de olho neste cenário por aqui. Algumas marcas chegam a utiliza este canal para ações de relacionamento com o cliente, mas o marketing nas mídias sociais pode ir muito além. O Facebook, Instagram, Twitter, Google+, entre outros, oferecem ferramentas inovadoras e eficientes para propagar a promoção da sua marca e/ou produtos e serviços da sua empresa.

O profissional especialista nesta área é conhecido como Social Media Marketing. Para cada caso e segmento é necessário um trabalho diferenciado, por isso é importante à atuação de um profissional competente. Afinal, de nada adianta criar um perfil que serve de simples mural de promoções, se não atinge seu público específico e não há qualquer tipo de interação.

Para conseguir alcançar o resultado esperado, é importante criar, primeiramente, um ponto de contato com seus clientes potenciais, o que chamamos de marketing de relacionamento. Só depois de conquistar a atenção do público potencial que podemos introduzir, sutilmente, conteúdos publicitários. Um dos primeiros trechos do Cluetrain Manifesto, documento básico para quem deseja trabalhar em mídias sociais, afirma que “mercados são conversações e seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta e direta”.

Dito isso, nós da Agência 2MD Brasília trabalhamos seguindo este conceito. Acreditamos que para alcançar um resultado satisfatório precisamos criar laços de relacionamento com clientes potenciais, para só depois inserir mensagens promocionais da marca e de seus serviços.

 

top-tip-iconDica importante: A linguagem da internet, principalmente das redes sociais, tem mudado constantemente e só uma agência digital  e com profissional qualificado pode acompanhar as tendências – e usá-las a seu favor. Por exemplo: Uma empresa de cosmésticos em vez de publicar assuntos claramente publicitários como “compre nosso kit de maquiagem”, pode criar conteúdos informativos e ensinar a fazer uma maquiagem para festa, indicando os melhores produtos a serem usados, tudo isso gratuitamente.

Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Os dados não mentem: os brasileiros estão entre os mais conectados do mundo. Só no facebook, por exemplo, são mais de 75 milhões de usuários, número abaixo apenas dos Estados Unidos e da Índia. Além disso, o país possui alguns dos usuários mais assíduos na rede. São mais de 50 milhões acessando a página diariamente, o que nos coloca na segunda posição do ranking mundial.

É impossível ignorar esses números. Sem dúvida, é uma ótima ferramenta de marketing para se aproximar do público-alvo, de maneira pessoal, direta e segmentada. A grande vantagem de manter um relacionamento desses com seu público é conhecer suas necessidades, facilitando a criação de estratégias específicas para a divulgação dos seus serviços, criando maior impacto com suas ações de marketing.

 

Como usar as redes sociais de forma mais eficiente

Você sabia que o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais? É o que diz a pesquisa realizada pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores. O estudo levou em consideração os mais de 1 bilhão de usuários de redes sociais do mundo e chegou a conclusão que toda informação postada nas mídias sociais pelas empresas impactam um número assustador de pessoas.

Não há dúvida que é essencial que uma empresa tenha, pelo menos, uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Neste contexto, para você ter um pouco de noção de como utilizar melhor as redes sociais, separamos três pontos importantíssimos:

  1. Como o público enxerga seus produtos: Já que você terá contato direto com seu público, isso te ajudará a perceber como está a receptividade dos seus serviços perante seus usuários, já que nas redes sociais os clientes dão sua opinião espontaneamente. Sabendo a opinião deles, é muito mais fácil criar uma estratégia direta.
  1. Central de atendimento ao cliente: Você terá um controle mais eficiente das verdades e serviços urgentes e importantes a serem realizados. Aqui você pode minimizar o impacto dos problemas do dia a dia e que talvez tenham deixado seu cliente insatisfeito. Se você possui esse contato facilitado com seu consumidor, você certamente irá evitar dores de cabeça.
  1. Construir uma boa reputação para a sua marca: Por fim, é importante rever os dois pontos acima para atrelar uma boa imagem à sua marca. Claro, as redes sociais precisam atender os objetivos traçados pela empresa, ou seja, é preciso traçar um posicionamento e seguí-lo.

 

 

top-tip-iconDica importante: Quando se fala em fazer publicidade nas redes sociais, existem várias formas interessantes que uma agência de publicidade pode trabalhar seus produtos. A forma mais comum é a compra de mídia direta, onde a empresa coloca um botão, banner, link ou tweet patrocinado. Para utilizar essa ferramenta, o primeiro passo é calcular o custo de acordo com seu orçamento. A grande vantagem é que podemos merdir e saber se essa ação está tendo retorno sobre o investimento.

 

A importância de profissionais qualificados para gerenciamento das Redes Sociais

A presença das empresas nas Redes Sociais precisa ser feita por uma Agência de Publicidade e Marketing com profissionais qualificados, através de um planejamento eficiente. Nosso trabalho consiste em planejar quais são as mídias sociais mais adequadas de acordo com o perfil do seu público-alvo; como utilizar as mídias sociais para ampliar a visibilidade da marca; como melhorar o relacionamento com os consumidores e, principalmente, monitorar os resultados.

A Agência 2MD Brasília foca em criar conteúdo de qualidade, pois essa é forma de oferecer valor agregado aos seus produtos e/ou serviços.

 

Vantagens de se criar conteúdo relevante no ambiente on-line

  • Mostrar experiência em tópicos específicos e ganhar a confiança do público;
  • Gerar interesse pelos seus produtos e serviços;
  • Ajudar sua empresa a ser encontrada mais facilmente em mecanismos de busca (palavras-chave);
  • Oferecer valioso feedback através dos comentários;
  • Integrar colaboradores, fornecedores e clientes.

 

Dicas importantes da Agência 2MD Brasília para gerenciamento de mídia social

– Estratégia de médio e longo prazo: Relacionamentos não são criados da noite para o dia, por isso é importante dizer que uma estratégia de marketing nas redes sociais exige um processo de maturação. Para começar, é necessário fazer um planejamento detalhado, com estratégia a ser adotada, produção de conteúdo, formas de interação, entre outros aspectos. Também é necessário levar em consideração a capacidade de fidelização proporcionada por esta estratégia, pois pode mudar sua forma de lidar com o marketing digital da sua empresa.

– Canal de comunicação: Se aproximar do seu público-alvo é primordial. Através das redes sociais você pode abrir um canal de comunicação direta com seu público final, estando sempre disposto a ouvi-los e criando estratégias para suprir as necessidades deles.

– Conteúdo estratégico: Já falamos muito que o conteúdo postado nas redes sociais deve ser de qualidade e útil para seus seguidores. Entretanto, o seu perfil deve refletir seus objetivos, valores e diferenciais da sua marca. Por mais que o objetivo seja criar um relacionamento direto com seu público, de forma despojada e com forte apelo lúdico, jamais fuja da identidade da sua marca.

– Estar sempre presente: De nada adianta começar um relacionamento se você não alimentá-lo diariamente. Por isso, manter-se ativo no seu canal é muito importante para não ser esquecido, seja postando conteúdo relevante, ideias inéditas ou inovadoras. Lembre-se: É o conteúdo que vai garantir a fidelização dos seguidores.

– Gentileza gera gentileza: Consumidores furiosos são capazes de tirar qualquer um do sério. A ideia aqui é mostrar real interesse em ajudar no problema do seu cliente, sem deixar se abalar pelo sentimento de raiva. Contorne a situação da maneira mais educada possível; dê atenção e mostre agilidade na resposta. Uma boa alternativa é buscar o quanto antes um diálogo privado com o reclamante, analisando a queixa e verificando a possibilidade de retratação pública em caso de equívocos.

– Analise as consequências: Antes de postar qualquer coisa, sempre tire um tempo para analisar as consequências daquele post. A ideia é não ser pego despreparado por uma situação complicada. Por exemplo: Uma empresa farmacêutica pode ser questionada por organizações de defesa dos animais sobre testes de medicamentos realizados em animais.

– Imparcialidade: Fique atento para que o conteúdo postado não faça alusão a posicionamentos políticos, culturais ou em relação a questões raciais, de gênero ou religiosos.

– Acompanhe seu desempenho: Medir seu desempenho significa saber se as coisas estão sendo feitas do jeito certo. A mensuração ajuda a ver quais estratégias foram bem sucedidas, gerando interação e popularidade, o que levará a conhece melhor o seu público – só assim você vai conseguir tomar novas decisões e criar estratégias apropriadas para cada situação.

 

Nosso processo de trabalho como Social Media Marketing na Agência 2MD Brasília inclui:
  1. Diagnóstico da situação atual e estudo do público alvo;
  2. Definição de Mídias e como se comunicar;
  3. Criação de pauta e cronograma de conteúdo;
  4. Comunicação e identidade visual;
  5. Publicação;
  6. Gerenciamento e monitoramento;
  7. Veiculação de resultado;
  8. Otimização.

 

 

Resumo: O marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços. Certamente podemos utilizar este canal para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo.

No caso do social media marketing, o objetivo principal é justamente o de promoção de produtos e serviços. Nas campanhas de marketing em redes sociais, os consultores de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Google+, e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.

Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma panaceia universal como muitas empresas têm encarado essa nova opção no Brasil. Este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.

No entanto, a presença das empresas nas Redes Sociais precisa ser feita por profissionais qualificados e por uma agência de gerenciamento de mídia social, através de um planejamento eficiente. A Agência 2MD Brasília tem como foco trazer mais do que engajamento e comunicação, mas resultados verdadeiros e duradouros para sua marca. Além de prestar consultoria de marketing, planejamos quais as mídias sociais mais adequadas de acordo com o perfil do seu público-alvo e utilizamos as mídias sociais para ampliar a visibilidade da marca, melhorar o relacionamento com os consumidores e monitorar os seus resultados. Ou seja, fazemos o gerenciamento e monitoramento completo de sua mídia social.

Está buscando uma empresa para gestão de mídia social? Fale com a Agência 2MD. O nosso diferencial está na criação de conteúdo de qualidade, pois esta é uma ótima forma de oferecer valor agregado aos produtos ou serviços de sua marca.

Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos especialistas.

Outros Serviços

  • Anúncio de jornal e revista

    Os anúncios em jornais e revistas são duas formas de publicidade tradicional muito comum no mercado publicitário.  Apesar de possuir características comuns, por se tratar de mídia estática, a forma de anunciar em jornais e revistas é bem diferente. Primeiramente, é preciso levar em consideração o público-alvo de cada impresso. Os jornais possuem um leitor menos específico,...

  • Hotsites

    O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. A implantação de uma loja virtual é uma etapa importantíssima na montagem de um negócio bem-sucedido na Internet.

  • Comunicação Visual

    O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. A implantação de uma loja virtual é uma etapa importantíssima na montagem de um negócio bem-sucedido na Internet.

  • Criação de loja virtual

    O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. A implantação de uma loja virtual é uma etapa importantíssima na montagem de um negócio bem-sucedido na Internet.

  • Criação de logormarca

    A logomarca de sua empresa é a forma como seus clientes identificarão e se recordarão do seu negócio. Por isso é muito importante que a criação de logomarca seja conduzida por profissionais competentes. A criação de logomarca para sua empresa faz parte da criação de uma identidade visual. Nela, além da criação de logomarca, definimos cores,...

  • Apresentação Institucional

    Os projetos de apresentação institucional impressos tem o objetivo de apresentar a sua empresa e impactar o leitor ao mesmo tempo. O impacto visual à primeira vista é a marca registrada dos projetos desse seguimento produzidos pela agência 2md. A equipe de criação idealiza as apresentações nos mais diversificados cortes e formatos, que surpreendem pela criatividade...

  • Campanhas de Facebook Ads

    Atualmente as duas maiores fontes de trafego pago qualificado da internet são as campanhas de Facebook Ads e as Campanhas de Google Adwords. O ponto positivo do Google Adwords, é o fato de você anunciar para uma pessoa que já está procurando pelo que você oferece, ou seja, você anuncia para alguém que declara uma intenção...

  • Web analytics

    Quem investe em Marketing Digital precisa obrigatoriamente fazer um bom trabalho de web analytcis. Um dos pontos positivos de investir no ambiente online (além da facilidade de segmentação) é a facilidade na mensuração dos resultados. É importante fazer um acompanhamento e análise de todas as informações de suas campanhas: exibições, cliques, conversões, tempo médio, geolocalização, taxa...

  • Campanhas de Adwords

    Você já pensou em anunciar no google? Nas campanhas de Adwords, você paga pelos seus resultados. Você anuncia seu produto ou serviço no Google e/ou na sua rede de sites parceiros e só paga se as pessoas clicarem nos anúncios e visitarem seu website. Ao contrário do Search Engine Optimization (SEO), as campanhas de Google Adwords são...

  • Search Engine Optimization (SEO)

    Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos uma Agência 360º especialistas em SEO. Se antes a organização dos links em uma página de busca era feita de forma alfabética, na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Foi...

  • Social Media Marketing

    O Social Media Marketing está diretamente ligado ao posicionamento da marca no ambiente on-line. É primordial um planejamento estratégico para o crescimento da presença e manutenção da marca nas mídias sociais - Twitter, Facebook, Google, Instagram, Linkedin, Pinterest, etc. Nós da Agência 2MD Brasília acreditamos que Social Media Marketing não é uma ação isolada, mas um...

  • Atualizações Web

    As atualizações web tem como objetivo assegurar o correto funcionamento do site através da monitoração de todos os serviços e ferramentas dos quais depende. Esse serviço é destinado a empresas que querem manter seu site sempre atualizado. Um site desatualizado faz com que o cliente deixe de visitá-lo após algum tempo, além disto, as linhas de...

  • Newsletter

    Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, dinâmica e eficaz. A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços. A newsletter utiliza o email como instrumento para essa comunicação e...

  • E-mail Marketing

    Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos uma Agência 360º especialistas em SEO. Diferente do que o mercado apresenta, o e-mail marketing não funciona especificamente para vendas. Nós da Agência 2MD Brasília acreditamos que esses serviços têm como objetivo primordial o relacionamento com o...

  • Vídeos para Internet

    Aumento de público. Aumento de velocidade de conexão. Aumento de demanda. Os três fatores – unidos não necessariamente nessa ordem – são os principais impulsionadores do que se convencionou chamar de revolução dos vídeos para internet. É notória a importância dos vídeos como opção de consumo para os internautas. Vemos no Brasil como os usuários se...

  • Criação de site

    Desenvolva o site da sua empresa, otimize os resultados do seu negócio e tenha maior lucratividade. Atualmente, 2.3 bilhões* de pessoas ao redor do mundo estão conectadas a internet. Especificamente no Brasil, o numero de usuários...

  • Criação de site mobile

    A 2md é a empresa certa para fazer a criação de site mobile para sua empresa. Com a correria do dia a dia e a facilidade de compra dos dispositivos móveis com acesso à internet, o uso desses aparelhos tem aumentado bastante. Com esse grande número de acessos vindos de celulares, tablets, entre outros, cria-se...

  • Foto Panorâmica

    Criamos todos os tipos de passeios virtuais navegáveis em 360 graus, foto panorâmica, tanto para sites como para apresentações multimídia. Nossa equipe é composta por fotógrafos e especialistas em internet, e reúne todos os quesitos necessários publicar o seu ambiente interativo em 360º. A grande diferença do tour virtual 360 para uma fotografia tradicional, uma animação...

  • Criação de Papelaria

    A criação de papelaria, quando bem produzida torna sua marca forte e reconhecida. A identidade visual engatilha a percepção e desencadeia associações a respeito da sua empresa. O investimento na identidade visual é a melhor maneira de se destacar num mercado tão competitivo. Diversos materiais fazem parte da criação de papelaria. Os mais comuns são cartões...

  • Criação de flyer, panfletos ou folders

    Criação de flyer, filipeta, folder e panfletos são considerados iguais/sinônimos. A qualidade que o impresso apresenta muita das vezes é a mesma, e não afeta a percepção do público sobre seu conteúdo. Mas todas elas são basicamente peças para circulação rápida, contendo informações curtas, diretas e concisas em um formato reduzido. Podem conter uma ou...

  • Criação de Catálogos Impressos

    A criação de catálogos é uma das melhores estratégias para divulgação de linhas de produtos e serviços para o segmento de comunicação. Utilizado para trazer informações específicas sobre cada um dos produtos de determinada empresa, a criação de catálogos personalizados demonstra ser uma forma certeira dos fabricantes e distribuidores atingirem seus consumidores de maneira clara, objetiva...

  • Criação de infográficos

    A agência2MD é especializada na criação de infográficos. Já participou de projetos para dezenas de empresas nos mais diversos segmentos de mercado. No início os infográficos só eram utilizados por revistas e jornais para representar visualmente informações complexas, de maneira clara e rápida aos olhos do leitor, já que os infográficos simplificam a informação, envolvente e atraem...

  • Projetos de sinalização

    Os  projetos de sinalização tem como objetivo indicar direções e orientar o usuário. Mas eles não devem ser visto  somente como aspecto “decorativo”, também podem servir para reforçar a marca. Sua visualização e memorização, além de identificar cada sala ou departamento  facilitando assim o acesso e coordenando o fluxo de pessoas criando uma caracterização para...

  • Animação Multimídia

    O serviço de animação multimídia é o ideal para empresas que precisem de apresentações interativas, portifólios digitais, vitrines dinâmicas, catálogos virtuais, demonstrações de produtos e serviços, entre outros. Tudo isso para o seu cliente ver e interagir através de tablets, smartphones, touchscreens ou painéis multitouch em diversos tamanhos, de poucas polegadas até vários metros de comprimento,...