Search Engine Optimization (SEO)

Fevereiro 27, 2014

Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos uma Agência 360º especialistas em SEO.

Se antes a organização dos links em uma página de busca era feita de forma alfabética, na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Foi assim que surgiu o Search Engine Optimization (SEO), que em português é conhecido como Otimização de Sites. Trata-se de um conjunto de técnicas e/ou estudos que ajudam a melhorar o posicionamento de suas páginas em buscas do Google.

Mas afinal, como isso funciona na prática? Quando um usuário qualquer entra em uma página de busca, como o Google, por exemplo, e digita uma palavra-chave específica, a ideia é que com o SEO uma ou várias das páginas do seu site apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica. Ou seja, consequentemente seu site será o mais acessado.

A seguir você entenderá:

Como Funciona o SEO?
Qual a vantagem do SEO?
SEO X ADWORDS
Passo a Passo adotado pela Agência 2MD para trabalhar o SEO do seu site + dicas importantes sobre o SEO

Como funciona o SEO?

Sem dúvidas, o algoritmo de programação que “decide” qual site deve ser melhor posicionado é um dos mais complexos do mundo. O intuito dessa publicação não vai ser explicar como ele funciona. Se alguém disser que sabe exatamente como ele funciona, desconfie, pois nem o Google sabe direto. Eles mudam o algoritmo praticamente todos os dias.

Porém, é possível estudar e aplicar boas práticas que são comprovadamente efetivas. Nós da Agência 2MD Brasília já executamos diversas campanhas de SEO e conseguimos aumentar em até 4x ou mais o tráfego orgânico do site de nossos clientes.

Para você entender como o SEO funciona, vai ter que saber que existem dois principais fatores que o Google leva muito em consideração quando rastreia o seu site na internet: os fatores on-page e os fatores of-page.

Fatores On-Page:
Títulos das páginas
Meta tags
Heading tags
Atributo alt em imagens
Domínio
URL do arquivo
Conteúdo

Fatores Off-Page:
Número de links externos
Qualidade dos links externos
Texto âncora dos links externos
Idade de um domínio

A parte on-page é fácil de ser resolvida. Nós conseguimos corrigir todos os fatores que podem estar prejudicando você de ter um melhor posicionamento. A parte of-page também é simples. Podemos criar uma campanha criativa, efetiva e funcional para que você conquiste links de qualidade, ganhe credibilidade com os buscadores e tráfego orgânico qualificado.

Qual a vantagem do SEO?

Primeiramente é preciso entender a essência do SEO, que é ganhar novos visitantes. A ideia é o seguinte: Se seu site é muito visitado, consequentemente, suas chances de conversão aumentam. Ou seja, um bom trabalho de SEO pode aumentar significativamente as suas vendas, número de visualizações de página, assinantes de feeds, etc.

Entretanto, o SEO é um trabalho considerado de médio/longo prazo, pois neste caso o aumento na quantidade de visitantes é adquirido através da confiança dos buscadores. Ou seja, uma vez que você ganha à confiança do seu público-alvo, o site aparecerá bem nas pesquisas, se destacando por sua credibilidade.

SEO X ADWORDS

No Brasil, de acordo com pesquisas recentes, são mais de 66 milhões de internautas que acessam a internet constantemente. Deste total, cerca de 90% fazem pesquisas em sites de buscas. Com base nesses números, é certo dizer que investir em um bom posicionamento nas pesquisas do Google é algo muito importante para o sucesso de uma empresa na internet.

Quando se fala em investir no Google, englobam-se dois principais serviços: o trabalho de otimização (SEO) e as campanhas de links patrocinados (Adwords). Afinal, qual o serviço é melhor para se posicionar nas primeiras colocações das pesquisas e atingir seu público-alvo? Não dá pra dizer que o SEO é melhor que o Adwords (ou vice-versa). Entretanto, os dois serviços possuem prós e contras. Veja abaixo:

ADWORDS (links patrocinados)

Prós

– Retorno em espaço de tempo menor
– É uma das campanhas, se comparada com outras formas de propaganda, que exige menor investimento financeiro, ou seja, é possível iniciar uma campanha mesmo com orçamento baixo.
– Aqui você consegue segmentar, controlar o que foi investido e pagar somente por resultado investido (cliques).

Contras

– Risco de perder o controle e extrapolar o orçamento ao longo da campanha
– Como se trata de anúncios, muitas pessoas podem ignora-los. Naturalmente, anúncios têm menor visibilidade que os resultados orgânicos da pesquisa.
– Se a concorrência do seu segmento for muito grande, o custo das campanhas será maior.

SEO (Otimização do seu site)

Prós

– Por não se tratar de anúncios, os sites que aparecem nas primeiras posições das pesquisas orgânicas são muito mais visíveis.
– O Google não cobra para que seu site apareça nas pesquisas orgânicas.
– Sites bem posicionados são referência para o público que busca pelo serviço específico.

Contras

– O Google tem se tornado cada mais vez exigente em relação às suas regras de pesquisa, ou seja, só sites com conteúdo de qualidade aparecem nos primeiros lugares. A Agência 2MD Brasília conta com Consultores Especializados que podem te ajudar.
– O SEO, devido a essa tendência, tem exigido profissionais cada vez mais qualificados, pois a otimização de sites sem se tornando mais trabalhosa e complexa. Veja nossos certificados clicando aqui.
– Os resultados não são imediatos, pois dependem da avaliação do Google. Além disso, SEO exige constante aprimoramento e atualização. Mas nisso a Agência 2MD é especialista.

 

top-tip-iconDICA IMPORTANTE: Se compararmos os pontos “negativos” e positivos de cada um, pode-se concluir que os dois serviços são ótimas opções de marketing digital. Você pode investir em links patrocinados, aparecer rapidamente nas pesquisas e obter resultado de curto prazo enquanto o profissional SEO otimiza o seu site. E quanto ele começar a aparecer nos primeiros resultados das pesquisas orgânicas, sua empresa vai ganhar mais credibilidade. Ou seja, investindo em ambos os serviços você aumenta em até 50% a probabilidade de clique.

Passo a Passo adotado pela Agência 2MD Brasília para se trabalhar o SEO do seu site

1- Planejamento e análise do seu segmento e público-alvo, sempre buscando atingir o objetivo dos nossos clientes;
2- Análise do mercado, dos concorrentes e estudo das palavras-chave;
3- Estratégias para saber quais palavras vão trazer um tráfego qualificado que converte;
4- Análise e correção de todos os fatores on-page (ou criação de um novo site se for preciso);
5- Criação de conteúdo qualificado e autoral;
6- Análise dos resultados e implementação contínua de melhorias.

Periodicamente, o cliente recebe relatórios para acompanhar os resultados. Entretanto, a Agência 2MD trabalha para que, assim que o trabalho for concretizado e o posicionamento for conquistado, a melhor métrica seja sentida pelo cliente no bolso, com o aumento significado no número de suas vendas.

 

top-tip-iconDica Importante: Primeiramente é importante entender que seu site precisa ser funcional. Dito isso, faça seu site levando em consideração que seu consumidor final ache o que procura, sempre de maneira fácil. Outro ponto importante é que o seu website esteja sendo atualizado constantemente, priorizando conteúdos de qualidade e de relevância. Ou seja: além de vender seu serviço, você precisa também agregar conhecimento ao seu consumidor, seja por meio de artigos específicos (sempre relacionado ao seu segmento) ou simples dicas.

 

Resumo: Se antes a organização dos links em uma página de busca era feita de forma alfabética, na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Foi assim que surgiu o Search Engine Optimization (SEO), que em português é conhecido como Otimização de Sites. Trata-se de um conjunto de técnicas e/ou estudos que ajudam a melhorar o posicionamento de suas páginas em buscas do Google.

É importante deixar claro que as boas práticas de SEO posicionam o site nos resultados orgânicos, e não dos resultados de links patrocinados. Ao contrário das campanhas de Google Adwords, os resultados das campanhas de SEO são vistos em longo prazo, já que o foco do trabalho é conquistar credibilidade nos buscadores. Depois que essa credibilidade for alcançada, os resultados podem ser incríveis efetivos e duradouros.

Para isso, nós da Agência 2MD Brasília acreditamos ser fundamental desenvolver mais do que o trabalho convencional. É preciso estudar o público alvo, descobrir os problemas de análises, adotar técnicas de criação de conteúdo e relatórios de desempenho. Nosso objetivo é ir além da satisfação dos nossos clientes, é gerar resultado.

Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos uma agência de publicidade especialista.

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