E-mail Marketing

Fevereiro 24, 2014

Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos uma Agência 360º especialistas em SEO.

Diferente do que o mercado apresenta, o e-mail marketing não funciona especificamente para vendas. Nós da Agência 2MD Brasília acreditamos que esses serviços têm como objetivo primordial o relacionamento com o cliente.

Exemplo dessa concepção é o inicio de um romance na vida real: um homem ou uma mulher quando chegam a uma festa e tem interesse em alguém, não fazem um pedido direto de namoro; existe uma troca de informações e posteriormente ligações e mensagens de texto são trocadas. Só depois de se entregar ao relacionamento que o namoro é concretizado.

Assim funciona o e-mail marketing. É uma forma de utilizar o correio eletrônico como uma ferramenta de marketing direto, seguindo normas, procedimentos e planejamento pré-definidos, possibilitando estudo do retorno gerado através de relatórios e análises gráficas, proporcionando campanhas cada vez mais eficazes.

A seguir você entenderá:

A relevância do e-mail marketing para sua empresa
A variedade de ações que podem ser realizadas com E-mail Marketing
Como E-mail Marketing pode ser útil para vários objetivos de negócio
Os principais benefícios do E-mail Marketing
Como desenvolver o e-mail marketing
Conteúdo relevante para nutrir bons relacionamentos
Estruturação do e-mail Marketing
Pontos fundamentais de analise do relatório
Informações importantes sobre o ROI (Return on Investment)
Diferenciais da 2MD para o desenvolvimento de E-mail Marketing
Dicas essências para um o desenvolvimento de Email Marketing

Qual a relevância do e-mail marketing para sua empresa?

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais presentes na internet, o e-mail marketing se tornou uma ferramenta de extremo valor de comunicação para sua empresa. Pesquisas mostram que 92% dos usuários na internet tem ao menos uma conta de e-mail, sendo que 72% checam a sua caixa de entrada 6x ou mais diariamente. Informações relevantes como essa capacita sua empresa a construir uma boa base segmentada e relevante de e-mails.

Quais ações minha empresa pode realizar com e-mail marketing?

– Gerenciamento e valorização do relacionamento com clientes;
– Campanha de comunicação voltada para lançamento ou promoções especiais;
– Venda ativa de produtos ou serviços, segmentada nas informações sobre o perfil do cliente;
– Ações voltadas para atualização e complemento de dados cadastrais dos clientes.

Como e-mail marketing pode ser útil para vários objetivos de negócio

Vamos analisar esta ferramenta como consumidores da era digital: levando em conta que checamos nossa caixa de entrada várias vezes ao dia, podemos perceber que o mercado está cada vez mais feroz e competitivo, saturando ao máximo o uso do e-mail marketing. Para se destacar no meio de tantas empresas e ganhar a atenção do consumidor final, é extremamente importante montar uma estratégia de marketing.

Especialistas mostram que a tendência de utilização do e-mail marketing para os próximos anos são focados em três principais objetivos: conversão e aumento de receita de vendas, direcionamento de tráfego adicional para o site e a “entrega de conteúdo altamente relevante.

Ou seja, muito além de enviar simples mensagens ou notificações, o canal é uma boa forma de conquistar novos clientes, levar conteúdo ao seu público e criar um relacionamento com sua base de contato – seja por meio de envios diários, semanais ou disparos simples de forma automatizada. Por ser uma ferramenta ágil e de baixo custo, é útil para vários tipos de negócios e tamanhos de empresas.

 

top-tip-iconDica importante: Você sabia que cerca de 80% do potencial de vendas é perdido devido à falta de acompanhamento? Para não fazer parte deste grupo, fique atento no que seus clientes estão precisando. Isso pode ser feito através dos conteúdos acessados ou baixados no seu site, que indiquem que tipo de produto ou serviço ele possa estar interessado. Assim, você pode enviar mensagens com as ofertas certas para o potencial cliente, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.

 

Os principais benefícios do e-mail marketing:

• Economia: Comparado com outras mídias, o custo de e-mail marketing é mais baixo.
• Lucratividade: Campanhas de e-mail marketing bem direcionadas podem aumentar suas vendas.
• Receptividade: O e-mail é o principal motivo de acesso à web no país.
• Segmentação: É possível segmentar sua campanha de acordo com o produto, aumentando os resultados.
• Visibilidade: Sua marca está sendo lembrada periodicamente.
• Rapidez: Trata-se de uma ação de rápida implementação e a resposta por parte do público chega logo.

Desenvolvendo o e-mail marketing

• Estudo do publico alvo;
• Captação de e-mails;
• Gerenciamento de listas;
• Aquecimento e relacionamento;
• Venda;
• Interação com o cliente;
• Análise de relatórios e otimização de resultados.

Conteúdo relevante para nutrir bons relacionamentos

Se seu principal objetivo é manter um bom relacionamento com uma base de leads e clientes, primeiramente é necessário criar uma estratégia de acompanhamento. Além de ser essencial na grande maioria dos negócios, este processo também irá resultar em um aumento considerável no nível de engajamento.

No caso do e-mail marketing, além do envio de newsletters e da propagação de novos materiais através de e-mails promocionais, sua empresa precisa priorizar conteúdos relevantes que tragam algo útil para seu cliente potencial ou informar sobre suas ofertas de conteúdos, serviços ou até mesmo produtos.

 

top-tip-iconDica importante: De nada adianta ter um site atraente e com conteúdo de qualidade se nao tiver tráfego. Para isso, a Agência 2MD trabalha com planos de marketing específicos para isso. E o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para atrair visitantes (frequentes) para sua página. O primeiro passo é pensar e criar um conteúdo de interesse do seu público. Se você cria um relacionamento enviando conteúdo atrante e de utiliade ou que educa, diverte ou inspira a vida das pessoas, você certamente já deu um passo para ganhar seguidores fiéis para sua marca, aumentando o alcance do seu material. Ou seja, o e-mail marketing com conteúdo irá ajudá-lo a ganhar mais visitas e a fidelizar seus seguidores.

 

Estruturação do e-mail Marketing

Já ouviu falar que menos é sempre mais? Por isso, não vá exagerar no design. Você deve levar em consideração que o e-mail precisa ser leve, pois só assim irá abrir em qualquer velocidade de internet. Sem contar, ainda, que ele também precisa passar pelo filtro antispam. Quando o arquivo é carregado demais de imagens, ele não passa pelo filtro. Dados importantes revelam que 44% das pessoas que leem e-mail marketing estão conectadas a dispositivos móveis. Por isso vai uma dica: tente otimizar suas campanhas tanto para computadores como para smartphones.

Pontos fundamentais de analise do relatório

– Taxa de entrega;
– Taxa de abertura;
– Taxa de clique;
– Conversão (vendas, cadastro de leads e ações especificas);
– Região;
– Dispositivo;
– E-mails inválidos;
– Descadastramento;
– Resultado de cliques por link;
– Quantidade de interação nos links por assinante.

Informações importantes sobre o ROI (Return on Investment)

Ao contrario do que muitos podem pensar, calcular o ROI (Return on Investment) de qualquer campanha, inclusive de e-mail marketing, é simples.

Exemplo: Vamos supor que uma campanha de e-mail marketing de uma loja virtual tenha exigido um investimento total de R$1.000,00, entre aquisição de listas, plataforma de envio, design etc. Essa campanha gerou 20 conversões em compras de produtos no site. Cada compra foi de R$ 150,00. O valor total de conversões foi, portanto, de 20 x R$ 150,00 = R$ 3.000,00. Como o valor investido foi de R$ 1.000,00, temos um ROI de (R$ 3.000,00 – R$ 1.000,00) / R$1.000,00 = 2 então 2 * 100 = 200%

Assim, essa campanha teve um excelente retorno de 200%. Ou podemos pensar, também, que cada uma das conversões (20) custaram R$50,00.

Diferencias da Agência 2MD para o desenvolvimento de e-mail marketing

Nós da Agência 2MD Brasília acreditamos que a cada novo projeto de e-mail marketing ganhamos uma nova oportunidade de reduzir ruídos e gerar não apenas soluções, mas principalmente resultados. Para isso, dedicamos atenção especial para o objetivo do seu e-mail marketing. Planejamos e desenvolvemos, mantendo o foco no ROI (Return on Investment).

Veja abaixo nossos diferencias:

– Desenvolvimento com base no planejamento, respeitando todas as especificações técnicas dos principais softwares e formatos de visualizações;
– Visualização em várias plataformas (responsivo): computador, tablet, celulares e smartphones;
– Criação e desenvolvimento com total compatibilidade com os provedores de e-mail;
– Disparo dos e-mails marketing para lista de destinatários;
– Gerenciamento e monitoramento dos relatórios de envio e análise dos resultados por leituras, cliques e objetivo.

Dicas essências para o desenvolvimento de e-mail

– Testes AB, para avaliação de títulos de email;
– Responsividade de visualização de e-mail e newsletter em diversos dispositivos (computador, tablet, smartphones…);
– Importância de estruturação de conteúdo para classificação ou não do e-mail como spam (Texto, Imagem e código HTML);
– Análise de performance de abertura e envio de e-mail por horário;
– Histórico de interação com o público;
– Análise do seu público por meio do histórico de infração de e-mails;
– Importância da frequência dos disparos como reflexo do descadastramento da lista de e-mail;
– Criação de conteúdo relevante para o publico alvo como forma de estreitar o relacionamento.

 

Resumo: Com cerca de 3.5 bilhões de contas de e-mail criadas por todo o mundo, o e-mail marketing é uma ferramenta de extrema relevância no marketing direto. Planejar ações com essa forte ferramenta é ter como principais benefícios: baixo custo de investimento com relação a outras mídias; aumento significativo nas vendas com campanhas bem direcionadas e segmentadas; boa receptividade devido o acesso ao e-mail ser o maior motivo de movimentação na internet; facilidade em segmentação de acordo com o produto; alto índice de visibilidade com presença periódica e rápida implementação e resposta por parte do público.

A Agência 2MD Brasília planeja e desenvolve as campanhas de e-mail marketing com total atenção ao ROI (Return on Investiment), com foco no ganho final para sua empresa. Lembre-se: O resultado e a satisfação são itens primordiais para o nosso trabalho.

Consultoria de Marketing Digital e mídias offline. Somos especialistas.

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